segunda-feira, 28 de março de 2011

O Sono



Confesso que achei que jamais dormiria uma noite inteira de novo. O Léo além de acordar a cada duas horas, dormia pouco durante o dia e chorava bastante por cólicas...


Tentei todas as técnicas imagináveis, li todos os livros, assisti todos os programas sobre o sono do bebe, troquei amamentação a noite por mamadeira, engrossei mamadeira e nada mudou.


Com seis meses ele dormiu 6 horas seguidas, eu eu não. Porque achei que tinha alguma coisa errada, ele sempre acordou a noite toda...

A verdade é que nem me lembro com clareza o que fizemos para que a situação melhorasse, como minha mãe sempre disse, calma filha, tudo isso passa e passa muito rápido...

E passa mesmo, a primeira noite em que dormiu inteira, sem interrupção foi com 1 ano, mas hoje, aos 3, dorme das 20h30 as 09h30 , ainda acontece de acordar as vezes, mas é raro... acredito que não haja regra e solução, existem tentativas e erros, tentativas e acertos, em alguma delas tudo dará certo.

Depoimento enviado por e-mail by Lelia - extraído do blog http://vidademaedani.blogspot.com
" O meu pequenininho despertava a cada 2 horas e só voltava a dormir se eu desse mamá ou balançasse. No começo, os intervalos eram menores, a cada 40 minutos ou 1 hora. Próximo dos 3 meses, os intervalos aumentaram para 3h ou 4h e eu comecei a ficar otimista e teve até uma noite que ele dormiu 8h seguidas (a única) e depois disso nunca mais! Algumas poucas noites ele dormiu 4 horas seguidas, mas nunca passou disso.
A certa altura do campeonato, eu já havia escutado palpite de mais de cem pessoas. Uns diziam que era fome, outros cólica, outros calor, outros dor de ouvido, outros gases... Uma senhora até chegou ao cúmulo de dizer que eu precisava colocá-lo deitado virado para os pés da cama para ele dormir a noite toda!
Na minha busca desesperada por uma solução, li algumas matérias a respeito de um livro chamado "Nana Neném", que ensina a técnica de deixar o bebê chorando até dormir, durante alguns dias, até que ele acostume.
Bom, com o André não deu certo, pois nas vezes que resolvemos tentar, ele resistiu até o fim, gritando de pé no berço, de olho fechado durante 40 minutos. E se o deitássemos, ele levantava imediatamente, mesmo caindo de sono. Bom, confesso também que achei esse método um pouco agressivo e fiquei preocupada em deixar marcas que pudessem refletir no futuro.
Depois de ler muitas matérias, achei um livro que ensinava uma técnica interessante e que tinha uma certa lógica. O livro é "Sleep Sense Program" de Dana Obleman e em resumo, ele explica o seguinte: Quando o bebê nasce, está acostumado com o quentinho, escurinho e o balanço da barriga, por isso que ele dorme muito mais rápido quando balançamos ou quando está no carro.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sono da tarde não prejudica o sono da noite, pelo contrário, traz à ele mais qualidade! Mas não é recomendável uma soneca de mais de 2h, pois passando disso, pode realmente prejudicar o sono da noite.
Mamães desesperadas, existe uma luz no fim do túnel, corram atrás dela!"

DICAS:
1. Siga uma rotina. Se o seu bebê acordar tarde, ele vai dormir tarde. Acorde-o cada dia mais cedo para estimulá-lo a adquirir sono à noite.
2. Quando o seu bebê tira uma soneca, permita que ele durma em uma área bem iluminada. Isto ajudará a estimular sonecas mais curtas, que à sua vez podem ajudá-lo a dormir melhor à noite.
3. Durante o dia, alimente-o mais de uma vez, permitindo que ele encontre as suas necessidades nutritivas em um horário mais convenientes a você.
4. O seu bebê está usando chupeta? Nesse caso permita que ele encontre as suas necessidades na amamentação no seu peito. Dê o peito de forma regular durante o dia, isso pode fazer com que ele durma a noite inteira.
5. Permita que o seu bebê termine o primeiro peito oferecido. Deixe ele mamar o quanto quiser. Isto o ajudará ele a não sentir fome durante a noite.
6. Carregue-o durante o dia para deixá-lo relaxado, especialmente durante da tarde. Isso estimula o bebê a ter uma noite mais fácil.
7.Tente deixar a noite calma para não excitá-lo. Às vezes, é bom dar um banho antes da cama.
8. Se ele acordar no meio da noite com fome, faça-o voltar a dormir em uma sala escurecida. Evite modificações de fralda de noite sempre que possível. Deixe ele saber que a noite é para o sono.
Não se esqueça de você!
Descanse enquanto o bebê dorme. Isso é muito importante quando está cuidando de um filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, pérola ou peripécia!